Categorias
- Alimentação & restaurantes
- Animais & veterinária
- Automóveis
- Bebês & gestantes
- Casa & construção
- Cultura & lazer
- Delivery (entrega a domicílio)
- Dicas do guia
- Educação & escolas
- Esportes & academias
- Estética & beleza
- Farmácias & medicamentos
- Festas & buffet
- Flores & presentes
- Hortifruti & mercado
- Igrejas & templos
- Imobiliárias & imóveis
- Informática & eletrônicos
- Medicina & saúde
- Moda & vestuário
- Notícias e novidades
- Serviços
- Táxi & transportes
- Turismo & viagens
Estou buscando...
Aqui comemoramos o Réveillon com muita alegria e festa, regada a espumante e boa comida. A queima de fogos na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é uma das festas mais badaladas do mundo, e estas tradições se repetem em todo o Brasil.
Conheça também um pouco de como outros países comemoram a Virada do Ano.
França, Paris
Inspiradores da nossa festa de Ano Novo, os franceses também comemoram em família, com boa comida e bebida. À meia noite, todos os convidados da festa se cumprimentam e brindam. Em frente à Champs-Élysées ocorre uma grande queima de fogos de artifício, que ilumina a Torre Eiffel, que fica ao final da avenida. Também é costume comemorar em restaurantes ou ir aos espetáculos do Moulin Rouge, uma das casas mais tradicionais da cidade.
Estados Unidos, Nova York
A virada de Ano Novo mais famosa dos Estados Unidos acontece em Nova York, na Time Square, onde as pessoas se encontram para brindar e festejar. Durante a contagem regressiva, uma enorme maçã (símbolo da cidade) vai descendo no meio da praça e explode à meia-noite, espalhando balas e bombons por todos os lados.
Rússia, Moscou
Na Rússia, o Réveillon é a principal festa do ano, já que não comemoram o Natal. Os russos de Moscou vão para a Praça Vermelha e tomam vodca, para esquentarem-se enquanto assistem ao espetáculo de fogos de artifício. Depois eles retomam as comemorações no dia 13 de janeiro, quando é celebrado o Ano Novo pela Igreja Ortodoxa.
China, Pequim
Na China, cada ano é dedicado a um animal do horóscopo chinês. O Ano Novo acontece no 23º dia do último mês lunar, quando os chineses oferecem comida ao Deus da Cozinha, pedindo prosperidade à família. As cores são vermelho e dourado, para trazer sorte, e a comida é o guiozá, uma espécie de pastel cozido, recheado de carne e legumes. Nesta época, os chineses trocam presentes ou dão a seus familiares envelopes vermelhos com dinheiro dentro. Para os chineses a queima de fogos também tem um significado especial, pois atrai sorte e afasta as coisas negativas.
Holanda
No interior da Holanda ocorre um dos rituais mais originais e curiosos de Ano Novo: os canhões de tarros de leite. A brincadeira (muito popular inclusive entre as crianças!) consiste em colocar carburetos e água em grandes tarros, que são usados para carregar o leite recém-ordenhado, e depois de tapá-los com uma bola, aquecê-los na base com uma tocha. Durante o véspera até a madrugada do Primeiro do Ano, pode-se ouvir as explosões, que mandam as bolas até 70 metros de altura!