Além de mudar hábitos e adotar atitudes ecológicas no dia-a-dia, uma boa alternativa para quem pensa no futuro do planeta é transformar sua casa em um ambiente sustentável.

No dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de estimular o debate sobre a preservação desta fonte natural. Com o recente colapso na distribuição de água em São Paulo, este tema nunca esteve tão em voga.

Segundo a arquiteta Vanessa Trad, é possível reformar ou construir residências levando em consideração a preservação dos recursos que vêm da natureza. “O projeto de casas altamente sustentáveis reaproveita as águas pluviais. Por meio de um sistema de captação instalado no telhado, o líquido é enviado a um reservatório de armazenamento, onde existe uma espécie de filtro. Depois disso, a água é tratada e encaminhada para uma caixa d´água extra, onde fica pronta para o uso.

Vale lembrar que em cidades como São Paulo, onde a chuva é ácida, não conseguimos realizar um tratamento doméstico, ou seja, tornar a água potável. Mesmo assim reutilizamos o recurso natural em vasos sanitários, para lavar calçadas e carros ou regar plantas”, exemplifica.

Além de colaborar com a vida no planeta, o sistema de reuso traz vantagens para o bolso. Segundo Vanessa, as residências ecológicas diminuem grande parte do valor da conta de água, que ainda é um dos produtos mais caros do mundo. A instalação pode ser feita por empresas de arquitetura, que avaliam o número de moradores e seus hábitos e o tamanho da residência.

“Esse é o tipo de investimento a longo prazo. Apesar de ser mais fácil instalar o sistema em casas que ainda estão na planta, também é possível viabilizar o projeto em uma residência já construída. Aqui no Brasil somos privilegiados porque ainda temos água em abundância, mas precisamos estar alertas para que este recurso não fique cada vez mais escasso”, ensina a arquiteta.

Dê sua nota!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório):

E-mail (não será publicado) (obrigatório):

Website: