Como a sua autoestima pode influenciar e trazer consequências para sua vida

Autoestima é a avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma: “Sou responsável/irresponsável”, “Acredito que sou uma boa arquiteta”, “Sou importante para minha família”, “Acredito no meu potencial de crescimento profissional”. Ou seja, significa quem você é para você!

(artigo por Luciana Arb Comparato, psicóloga)


Podemos perceber uma pessoa com autoestima depreciada quando esta apresenta em seu dia-a-dia sintomas como insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, necessidade de agradar… Ah esse último sintoma! Necessidade de agradar, como aparece no nosso cotidiano! Temos o hábito de valorizar os outros e não nós mesmos, esquecendo que nossas emoções, vontades e necessidades são muito importantes para nós. Em geral, somos muito exigentes quando nos avaliamos. Fazemos tudo para os outros e nos anulamos. Temos medo de ficar só!

Para alcançarmos o equilíbrio em relação a nossa autoestima, precisamos realizar algumas “tarefas”, como por exemplo: tratar-se com amor e carinho; respeitar as próprias vontades e opiniões; fazer coisas que nos deixem felizes; buscar o autoconhecimento podendo, para isso, utilizar a psicoterapia como ferramenta; permitir-se errar sabendo que procurou acertar e finalmente ser você, uma pessoa única neste mundo!

Agindo nessa direção, colhemos os resultados através da satisfação pessoal, do desempenho profissional, do amor-próprio, das relações saudáveis que formamos e principalmente da paz interior que sentimos!

E não se esqueça: a pessoa mais importante na sua vida é você!

Dê sua nota!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 votos, média de 5,00 em um máximo de 5)
Loading...

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório):

E-mail (não será publicado) (obrigatório):

Website: