Categorias
- Alimentação & restaurantes
- Animais & veterinária
- Automóveis
- Bebês & gestantes
- Casa & construção
- Cultura & lazer
- Delivery (entrega a domicílio)
- Dicas do guia
- Educação & escolas
- Esportes & academias
- Estética & beleza
- Farmácias & medicamentos
- Festas & buffet
- Flores & presentes
- Hortifruti & mercado
- Igrejas & templos
- Imobiliárias & imóveis
- Informática & eletrônicos
- Medicina & saúde
- Moda & vestuário
- Notícias e novidades
- Serviços
- Táxi & transportes
- Turismo & viagens
Estou buscando...
Quase todo mundo sabe que praticar exercícios físicos regularmente traz benefícios à saúde como o bom funcionamento dos músculos, ossos e um controle eficaz de peso.
Porém, o que poucos sabem é que a respiração correta é essencial para garantir os resultados desejados com o treinamento. O ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca e qualquer alteração nesse procedimento pode ser prejudicial.
Embora seja um dos movimentos mais naturais a todos nós, o ato de respirar muitas vezes é realizado de forma errada. E por mais incrível que isso possa parecer, é preciso aprender a respirar. E essa “alfabetização” pode ser aprendida de várias formas: por meio da meditação, da prática de iôga ou mesmo de atividades físicas regulares e, claro, manter uma alimentação saudável. Esses cuidados, além de ajudar a melhorar a postura e a saúde como um todo, aliviam o estresse do cotidiano.
Uma das técnicas respiratórias mais antigas são as “pranayamas” utilizadas na meditação e que prometem mais disposição para o dia a dia, dentre outros ganhos de saúde. Um exemplo de exercício prático é o da pranayama das narinas alternadas. Ao bloquearmos alternadamente uma das narinas na hora de respirar, isso ajudaria a equilibrar os hemisférios do cérebro, a relaxar e se concentrar.
Para saber se você está respirando corretamente, consulte um especialista para que indique qual o exame ou mesmo o exercício respiratório mais adequado para o seu caso.
[Conteúdo cortesia CEONG.]