Categorias
- Alimentação & restaurantes
- Animais & veterinária
- Automóveis
- Bebês & gestantes
- Casa & construção
- Cultura & lazer
- Delivery (entrega a domicílio)
- Dicas do guia
- Educação & escolas
- Esportes & academias
- Estética & beleza
- Farmácias & medicamentos
- Festas & buffet
- Flores & presentes
- Hortifruti & mercado
- Igrejas & templos
- Imobiliárias & imóveis
- Informática & eletrônicos
- Medicina & saúde
- Moda & vestuário
- Notícias e novidades
- Serviços
- Táxi & transportes
- Turismo & viagens
Estou buscando...
A maioria das pessoas sabe que a data de 15 de outubro é dedicada a homenagear os professores, mas muitos não sabem que foi a cidade de São Paulo a primeira no Brasil a comemorar a data
Foi em 1947, em uma pequena escola na rua Augusta, onde existia o ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Alguns professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada durante o estafante semestre que ia de 1o. de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias. Durante este dia, haveria não só uma confraternização mas também uma análise de rumos para o restante do ano.
A celebração se mostrou um sucesso e espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes até ser oficializada em 1963, como feriado escolar. No decreto, tem-se a motivação do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
A escolha da data deve-se ao fato de que foi no dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado a Santa Teresa de Ávila), Dom Pedro I, imperador do Brasil, baixou um decreto que criou o ensino elementar no país: “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O decreto versava sobre a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Revolucionário, o decreto poderia ter mudado o país se tivesse sido cumprido à época.
Alguns anos antes, em 1943, o dia 11 de setembro fora estabelecido pela Conferência Interamericana sobre Educação no Panamá, como Dia Internacional do Professor na América Latina. No entanto, Brasil, México e Peru resolveram fazer a comemoração em dias próprios.